Refletir sobre as questões de inclusão para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva socio-cultural significa que nós temos de considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade construída sócio e culturalmente. A prática de classificar e categorizar educandos é baseado no que estes alunos não sabem ou não podem fazer somente reinforça fracasso e perpetua a visão de que o problema está no indivíduo e não em fatores de metodologias educacionais, curriculos, e organização escolar. Aceitar e valorizar a diversidade de classes sociais, de culturas, de estilos individuais de aprender, de habilidades, de línguas, de movimentos,de religiões e etc, é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade para todos.
Nos dias 26 e 28 de Setembro, a EEBMB de São João do Oeste realizou o festival interno de danças organizado e coordenado pelos professores: Gilmar Ruschel e Marcia Thomas Froehlich todos os alunos fizeram parte dessa maravilhosa apresentação onde aconteceu a interação social com alunos especiais sem diagnóstico de necessidade especial, mas sim pela a possibilidade de construir ativamente conhecimentos, e pela aceitação social e o consequente aumento da auto-estima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário