Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

NOVOS OLHARES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Vive-se atualmente numa crise de paradigmas de concepções sobre a educação principalmente no que se refere à alfabetização e letramento. Torna-se necessário, então, que o papel do educador contribua para alfabetizar e letrar as crianças de todas as classes sociais sem lhes impor valores e formas de ser, fazer, pensar, dizer que silenciam e apagam suas próprias de ver e estar no mundo. Cabe a nós profissionais da educação comprometidos com o fazer pedagógico desafiar-nos a agir dialeticamente para que certas barreiras e divisões sejam superadas. Precisamos de uma educação que não separe o conhecimento da prática, a ação da reflexão, a consciência do mundo. Só assim será viável o nascimento de uma nova forma dialética de pensamento que contribua para situar homens, enquanto sujeitos, na realidade histórica. Dentro do enfoque aqui desenvolvido, faz-se necessário, portanto, lutar por um sistema de educação aberto e global, também no que diz respeito à Alfabetização e Letramento.
Palavras-chave: Crianças. Professores. Educação (Alfabetização e Letramento).
A alfabetização é um processo ativo em permanente construção que não se inicia num momento determinado e não se restringe a rituais repetitivos de leitura e cálculo, mas que começa quando as crianças se expressam com gestos ou palavras no seu cotidiano. As crianças iniciam o aprendizado da leitura e da escrita muito antes de entrar na escola e sem que um adulto determine em que hora se deve iniciar a aprendizagem.
Este artigo basear-se-á em uma observação de como se dá a alfabetização e o letramento e como a escola e educadores usam os métodos para que isso aconteça

Um comentário:

  1. Professores são a base da educação, onde eles transmitem sabedoria aos educandos.

    ResponderExcluir