Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PRATICA NA ESCOLA


Essa atividade foi realizada na sala do SAEDE da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, envolvendo alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto do ensino regular. Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular junto as técnologias. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão e as tecnologias nos propõe, buscando respostas educativas para solucionar problemas de desempenho entre a comunicação e interação de nossos educandos.
Envolvendo novos estudos, valores e atitudes pessoais. Pois sabemos da importância da educação especial no ensino regular, dessa forma acontecerá a efetiva inclusão social. O aluno especial necessita de atenção especial, têm direitos, porém é preciso a ajuda e compreensão de todos. Por isso esses alunos devem estar sempre em constante busca tecnológica.



As imagens mostram alunos especiais aprendendo a navegar na internet.








quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atividade Boliche - Aprenda Brincando


Com esta atividade propõe-se modificar a imagem e a prática do jogo. É importante mostrar o quanto é possível a sua utilização compromissada com todo o contexto de ensino aprendizagem. O jogo no ambiente escolar não somente oferecerá momentos prazerosos ao aluno, como também servirá para a relação professor e aluno tornando-se amistosa, agradável, contribuindo pra a formação de vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso aliado no processo de aprendizagem ao longo de sua escolaridade.
A importância da repetição que ocorre durante a atividade, não acontece somente pelo puro prazer propiciado pelo exercício, mas, acima de tudo, por uma forma agradável de assimilar o novo, pela facilidade na aquisição de um saber fazer e transformar.

Objetivo:
- Associação das letras iniciais ás palavras;
- Associação dos números;
- Desenvolver a criatividade e integração dos alunos;

Material necessário:

• Garrafa pet vazia;
• Fichas com as letras do alfabeto
• Fichas com palavras;
• Fichas com a tabuada;
• Bola; (bolinha de meia)
• Cola;
• Tesoura;

Procedimentos:
- Cada garrafa deverá ter por fora uma letra do alfabeto ou número ( ficha colada);
- O aluno joga a bola e depois deverá dizer uma palavra que inicie com a letra que derrubou.
- Dependendo da turma, para dificultar, pode se definir que as palavras sejam animais cores, frutas, carros, etc.
Aspectos Abordados: Trabalhar a coordenação motora, Autonomia, memorização, estímulo, autoconhecimento, oralidade, desenvolvimento da escrita e interação social. Adquirindo resistência, flexibilidade e o equilíbrio de forma prazerosa e eficaz. Educar a criança através do seu próprio corpo e seu movimento, visualizando-a como um ser total com potenciais a serem desenvolvidos.

NOVOS OLHARES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Vive-se atualmente numa crise de paradigmas de concepções sobre a educação principalmente no que se refere à alfabetização e letramento. Torna-se necessário, então, que o papel do educador contribua para alfabetizar e letrar as crianças de todas as classes sociais sem lhes impor valores e formas de ser, fazer, pensar, dizer que silenciam e apagam suas próprias de ver e estar no mundo. Cabe a nós profissionais da educação comprometidos com o fazer pedagógico desafiar-nos a agir dialeticamente para que certas barreiras e divisões sejam superadas. Precisamos de uma educação que não separe o conhecimento da prática, a ação da reflexão, a consciência do mundo. Só assim será viável o nascimento de uma nova forma dialética de pensamento que contribua para situar homens, enquanto sujeitos, na realidade histórica. Dentro do enfoque aqui desenvolvido, faz-se necessário, portanto, lutar por um sistema de educação aberto e global, também no que diz respeito à Alfabetização e Letramento.
Palavras-chave: Crianças. Professores. Educação (Alfabetização e Letramento).
A alfabetização é um processo ativo em permanente construção que não se inicia num momento determinado e não se restringe a rituais repetitivos de leitura e cálculo, mas que começa quando as crianças se expressam com gestos ou palavras no seu cotidiano. As crianças iniciam o aprendizado da leitura e da escrita muito antes de entrar na escola e sem que um adulto determine em que hora se deve iniciar a aprendizagem.
Este artigo basear-se-á em uma observação de como se dá a alfabetização e o letramento e como a escola e educadores usam os métodos para que isso aconteça