EJA - IPORÃ DO OESTE AULAS DE QUARTA E QUINTA - FEIRA |
PLANO DE ENSINO EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os educandos sobre a importância da atividade física fazendo com que eles compreendam que a Educação Física abrange as dimensões culturais e sociais, politica e afetiva presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos. Reproduzir suas vivencias de acordo com seus interesses e cotidiano, de forma dinâmica e criativa, desenvolvendo sua auto-estima, oportunizar o desenvolvimento dos educandos através de atividades recreativas, esportivas, sócio-culturais, afetivas e intelectual que possam contribuir para a formação e atuação na sociedade promovendo o conhecimento em transformação. Atendendo à Lei 9394/96 -LDB - que preconiza a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Integração e participação dos alunos na cultura corporal do movimento com finalidade de lazer, de
expressão de sentimentos, afeto, emoções e destacando a importância na melhoria na vida do cidadão, como qualidade de vida.
Garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças e ginastica de forma criativa, que possibilite a criação de uma nova dança.
Respeito e individualidade de cada um,modo de ser, de pensar e agir;
Promover a integração do portador de necessidades especiais e a convivência com este, possibilitando a construção de atitudes de solidariedade, respeito e aceitação sem preconceito.
Exercitar habilidades;
Estimular o convívio social;
Desenvolver a capacidade psicológica, afetiva e comunicativa;
Favorecer a educação do corpo, tendo como meta à constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível as doenças;
Favorecer a autonomia do aluno, de modo que possam conhecer suas potencialidade e limitações;
Adotar atitudes de respeito mutuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas;
Desenvolver a consciência coletiva;
Garantir a nosso aluno de eja a vivencia onde possam observar-se, descobrir-se e ser tolerante com os outros;
Construir conhecimentos que venham possibilitar a analise critica dos valores sociais tais como beleza e saúde;
Garantir aos alunos do eja que vivencie com liberdade de poder manifestar-se interferindo no processo e não simplesmente realizar movimentos mecânicos.
Provocar diferentes atitudes comportamentais.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
BLOCO A
Roupas adequadas para prática de esportes;
Beleza/ saúde;
História do basquete no Brasil;
Regras oficiais;
Fundamentos básicos (drible, passes, arremessos, rebote);
BLOCO B
História do futsal;
Regras oficiais;
Fundamentos (conduta da bola, passes de curta e longa distancia, drible, recepção da bola).
Atividades pré - desportivas;
Jogos;
BLOCO C
História do voleibol;
Sistema 3x3;
Sistema 4x2;
Exercício combinados de saque, manchete e toque;
Recapitulação do toque, manchete, saque e recepção;
Cortada;
Jogos;
BLOCO D
Noção de localização;
Ginástica rítmica;
Danças criativas;
Movimentos individuais;
PROCEDIMENTOS E INTERAÇÃO DOS BLOCOS:
1- Apresentação da professora;
2- Apresentação dos alunos: nome, nome dos pais, onde mora e onde trabalha;
3- Explicar aos alunos do EJA a seguinte pauta:
Roupas adequadas para a pratica de educação Física;
A avaliação sera feita de forma mista ou seja, sera feita através de prova escrita, prova pratica, interesse, participação e o seu desenvolvimento;
Explicação da bateria de teste;
Explicar da importância de conhecer as modalidades e regras;
Propor ao grupo uma coreografia onde após a formação dos grupos poderão ter a liberdade de escolher o estilo e a música de sua preferencia.
METODOLOGIA:
As atividades serão aplicadas de forma recreativa e prazerosa através de jogos, danças, ginastica e dinâmicas, passeios, visitas associadas com a prática educativa, também serão aplicadas aulas teóricas, expositivas e práticas através de exercícios e atividades diferenciadas no ginásio de esportes.
AVALIAÇÃO:
Os educandos da EJA serão avaliados constantemente em cada bloco nos aspectos afetivos, cognitivos e motores de forma integral e coletiva, respeitando seus limites. Serão avaliados também pelo comportamento no decorrer das atividades, postura, interesse, dedicação, respeito, responsabilidades, esforço, relacionamento, criatividade, iniciativa, questionamento e assiduidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário