Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plano de Ensino Ceja

EJA - IPORÃ DO OESTE
AULAS DE QUARTA  E QUINTA -   FEIRA

PLANO DE ENSINO EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVO GERAL:

     Conscientizar os educandos sobre a importância da atividade física fazendo com que eles compreendam que a Educação Física abrange as dimensões culturais e sociais, politica e afetiva presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos. Reproduzir suas vivencias de acordo com seus interesses e cotidiano, de forma dinâmica e criativa, desenvolvendo sua auto-estima, oportunizar o desenvolvimento dos educandos através de atividades recreativas, esportivas, sócio-culturais, afetivas e intelectual que possam contribuir para a formação e atuação na sociedade promovendo o conhecimento em transformação. Atendendo à Lei 9394/96 -LDB - que preconiza a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.





OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Integração e participação dos alunos na cultura corporal do movimento com finalidade de lazer, de
 expressão de sentimentos, afeto, emoções e destacando a importância na melhoria na vida do cidadão, como qualidade de vida.

Garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças e ginastica de forma criativa, que possibilite a criação de uma nova dança.

Respeito e individualidade de cada um,modo de ser, de pensar e agir;

Promover a integração do portador de necessidades especiais e a convivência com este, possibilitando a construção de atitudes de solidariedade, respeito e aceitação sem preconceito.

Exercitar habilidades;

Estimular o convívio social;

Desenvolver a capacidade psicológica, afetiva e comunicativa;

Favorecer a educação do corpo, tendo como meta à constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível as doenças;

Favorecer a autonomia do aluno, de modo que possam conhecer suas potencialidade e limitações;

Adotar atitudes de respeito mutuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas;

Desenvolver a consciência coletiva;

Garantir a nosso aluno de eja a vivencia onde possam observar-se, descobrir-se e ser tolerante com os outros;

Construir conhecimentos que venham possibilitar a analise critica dos valores sociais tais como beleza e saúde;

Desenvolver uma consciência coletiva;

Garantir aos alunos do eja que vivencie com liberdade de poder manifestar-se interferindo no processo e não simplesmente realizar movimentos mecânicos.

Provocar diferentes atitudes comportamentais.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

BLOCO A

Roupas adequadas para prática de esportes;

Educação respiratória e postura;

Beleza/ saúde;

História do basquete no Brasil;

Regras oficiais;

Fundamentos básicos (drible, passes, arremessos, rebote);

Jogos;

BLOCO B

História do futsal;

Regras oficiais;

Fundamentos (conduta da bola, passes de curta e longa distancia, drible, recepção da bola).

Atividades pré - desportivas;

Jogos;

BLOCO C


História do voleibol;

Sistema 3x3;

Sistema 4x2;

Exercício combinados de saque, manchete e toque;

Recapitulação do toque, manchete, saque e recepção;

Cortada;

Jogos;

BLOCO D


Noção de localização;

Ginástica rítmica;

Danças criativas;

Expressão corporal;

Movimentos individuais;

PROCEDIMENTOS E INTERAÇÃO DOS BLOCOS:

1- Apresentação da professora;

2- Apresentação dos alunos: nome, nome dos pais, onde mora e onde trabalha;

3- Explicar aos alunos do EJA a seguinte pauta:

Roupas adequadas para a pratica de educação Física;

A avaliação sera feita de forma mista ou seja, sera feita através de prova escrita, prova pratica, interesse, participação e o seu desenvolvimento;

Explicação da bateria de teste;

Explicar sobre como irá funcionar os blocos;

Explicar da importância de conhecer as modalidades e regras;

Propor ao grupo uma coreografia onde após a formação dos grupos poderão ter a liberdade de escolher o estilo e a música de sua preferencia.

METODOLOGIA:

      As atividades serão aplicadas de forma recreativa e prazerosa através de jogos, danças, ginastica e dinâmicas, passeios, visitas associadas com a prática educativa, também serão aplicadas aulas teóricas, expositivas e práticas através de exercícios e atividades diferenciadas no ginásio de esportes.

AVALIAÇÃO:

     Os educandos da EJA serão avaliados constantemente em cada bloco nos aspectos afetivos, cognitivos e motores de forma integral e coletiva, respeitando seus limites. Serão avaliados também pelo comportamento no decorrer das atividades, postura, interesse, dedicação, respeito, responsabilidades, esforço, relacionamento, criatividade, iniciativa, questionamento e assiduidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário