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segunda-feira, 11 de julho de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL


ORGULHO DE IRMÃ
Esse texto foi produzido por minha irmã Melisse Polo

DIVERSIDADE CULTURAL
    Conclui-se que a abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de seus educandos, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados, pois todos são da mesma espécie, mas produzem uma diversidade cultural histórica, diferentes arranjos familiares e afetivos são cada vez mais presentes. Situações que, por não sabermos como lidar, acabam causando angústias e incompreensões a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens, ficando dividida a concepções de vida. Por muitas vezes o educador deixa de ouvir e vivenciar a vida do aluno o e acaba perdendo a base do processo. É preciso dispor a ouvir antes de emitir os julgamentos, antes de rotular, classificar e estabelecer o que é certo e errado, baseados no que acreditamos ser o ideal de criança, de jovem e de adulto. Toda igualdade se fundamenta no direito de ser diferente pautado pela tolerância e pelo respeito de ser cidadão.

    Espera- se que todo patrimônio cultural tem sua maneira de vida, cada povo tem seus costumes, religião e rituais de iniciação que fazem parte de um universo tendo formas de agir e de pensar, assim podendo chamar de cultura. O ser humano nasce e aprende a partir do seu cotidiano, passando a ser transformador da sociedade, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

     Acredita – se que as correntes do evolucionismo foram as primeiras a entender as sociedades humanas, onde o ponto principal é a forma de viver a vida, respeitado a diversidade cultural, uma grande preocupação com os direitos humanos na sociedade com respeito à diversidade cultural, podendo falar em cultura escolar podendo ser comprometida com o respeito e a dignidade dos diferentes segmentos sociais que a compõem, ou, ao contrario, conservadora e responsável pela manutenção dos inúmeros preconceitos, sejam eles de classe, gênero, raça, credo e outros que a própria dinâmica social vai produzindo a importância de dizer que a educação multicultural abriga seus espaços múltiplos culturas, podendo ser intercultural se houver diálogo, troca de experiências e aprendizado entre elas, assim o multiculturalismo se opôs a monoculturalismo, passando a ser chamado de educação conservadora, fazendo disso um modelo de ensino que perpetua as distinções de classe, raça, gênero, etnia e, mais ainda, qualificam essas distinções como condições naturais da sociedade.

     Evoluindo – se com os desafios que se colocaram para a educação atual sem sombra de dúvida, o encaminhamento, de forma lúcida, dessas questões de difícil solução. Acredita-se que uma sociedade cuja cultura se formou, e vem se formando, ao longo do seu desenvolvimento histórico, através das muitas culturas que por aqui se cruzaram e influenciaram umas às outras reconhecerem essa complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnico sendo o primeiro passo a desempenhar. Acreditando na convivência e na analise dos fatos e as relações entre eles, a presença do passado no presente, no que se refere às diversas fontes de que se alimenta a identidade e a valorização da alteridade como elemento constitutivo do Eu, com a qual experimenta- se o melhor quem somos e quem deveremos ser. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar, porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais.

    Vivencia-se que as culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, assim a diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. Conclui – se que Todo trabalho pedagógico deve ter uma visão democrática, admitindo as diferenças como um elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Assim, vislumbra o crescimento de um novo homem e uma nova sociedade.

    Conclui – se que a diversidade cultural impõe, ao profissional, desafios contundentes, dentre os quais, o de lidar com a questão do tempo e a sua articulação com a emergência do sujeito partindo da sua realidade, espera – se que todos os educadores tenham essa visão e juntos chegarão a um trabalho singular, pois todo educando é único.














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