Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Por que todos devem freqüentar a

Escola...
 
Não falamos mais de NECESSIDADES ESPECIAIS.Falamos de PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Na escola : ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
A Educação inclusiva acredita no sucesso
de todos, dentro das habilidades, interesses
e possibilidades de cada aluno.
precisamos ter em sala de aula:
 
Afeto
Atenção
Limites
Diálogo
InteraçãoNa sala de aula



domingo, 23 de outubro de 2011

APROXIMAÇÕES ENTRE A MÚSICA, O MOVIMENTO E A DANÇA.

      O foco deste trabalho é a oficina “Música ↔ Movimento ↔ Dança” que, por meio do movimento como ponto de intersecção entre a dança e o aprendizado musical, propiciou uma vivência corporal de elementos formais da música e aproximou as duas linguagens, considerando conceitos tais como o pulso dentro do tempo e sua possível organização métrica. Desta forma oportunizei  aos educandos uma experiência estética e a comunicação entre as linguagens artísticas da dança e da música presentes nas intervenções culturais.

Marina Bianchi Pereguda


veja o video ficou ótimo!!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

FESTIVAL NOSSA ARTE



    No dia  21 de outubro na cidade de  Tunápolis, participei do 1º Festival Regional Nossa Arte das APAEs da Região do Alto Vale do Uruguai. O evento reuniu 11 Escolas Especiais, onde tive o privilegio de assistir e me emocionar. Fiquei muito feliz em reencontrar algumas colegas em especial a DANHI  que admiro muito. Todas as  apresentações foram exemplos de amor, superação e dedicação de verdadeiros profissionais comprometidos com o ensino.
Transformar doí... gera conflitos, você é vista como a metida, mas da resultado. “Tenha certeza o mesmo tamanho não serve para todos.” (Salamanca).
    Cada ser humano é único, diferente em suas potencialidades, qualidades, habilidades, aspirações, desejos, objetivos. Mas muitas também são as características, que nos identificam, aproximam, que nos possibilitam sentir e vivenciar situações próximas das situações do outro.
   Acredito que a alegria, o amor, o entusiasmo, o prazer, o desafio, são algumas dessas fortes características proporciona vivenciar tudo isso.














terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aquisição da Língua Brasileira de sinais

\
    


    A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long
     A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo. Já a língua portuguesa, possibilitará o fortalecimento das estruturas linguísticas, permitindo acesso maior à comunicação.



domingo, 16 de outubro de 2011

Para refletir...

    Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
    Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
    E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Apresentação dança alunos Ceja - Educação Física - Bloco B

      O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade de punição. A presente atividade abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre as diferentes culturas, abordando os aspectos relacionados a ritmo, corpo, movimento e identidade cultural, em suas diversas dimensões sua relação com o corpo e movimento, estimulando à possibilidade de movimentar-se. Criar a dança é criar um ciclo de complexibilidade humanas que desafiam e ampliam a teoria e a pratica de ensino.
                                 
                                            Marina Bianchi Pereguda



Cenário montado pelos alunos

Grupo Fritz e Frida

Elas são alemoas de raça ...rsrsrs

Aqui o movimento e a ginga entrou em ação....rsrsr


Vou sentir saudades dessa turma....

As meninas do forró

Ja estou com saudades

É você?

Ela aguentou 58 kg ...rsrrsrs

Elas ou Eles amam a professora..hihih

Cuidado.....


Turma Educação Física bloco B





Turma simplesmente maravilhosa...





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Atividades para criança










Sonhos de criança


“Certa lenda conta que duas crianças estavam patinando em um lago congelado.
Era uma tarde nublada, fria, e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente o gelo se quebrou e um das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que a outra se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear o gelo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
-Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e com essas mãos tão pequenas!
Nesse instante, apareceu um ancião e disse:
-Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:

-Como?!
O ancião respondeu:
-Não havia ninguém ao seu redor pra lhe dizer que não poderia fazer…”

“Nunca diga a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas no mundo são tão humilhantes…” (Willian Shakespeare)


Um grande abraço a todos.
 


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Meus alunos amados


"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INCLUSÃO: FESTIVAL DE DANÇA E.E.B MADRE BENVENUTA

        Refletir sobre as questões de inclusão para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva socio-cultural significa que nós temos de considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade construída sócio e culturalmente. A prática de classificar e categorizar educandos é baseado no que estes alunos não sabem ou não podem fazer somente reinforça fracasso e perpetua a visão de que o problema está no indivíduo e não em fatores de metodologias educacionais, curriculos, e organização escolar. Aceitar e valorizar a diversidade de classes sociais, de culturas, de estilos individuais de aprender, de habilidades, de línguas, de movimentos,de religiões e etc, é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade para todos.
      Nos dias 26 e 28 de Setembro, a EEBMB de São João do Oeste realizou o festival interno de danças organizado e coordenado pelos professores: Gilmar Ruschel e Marcia Thomas Froehlich todos os alunos fizeram parte dessa maravilhosa apresentação onde aconteceu a interação social com alunos especiais sem diagnóstico de necessidade especial, mas sim pela a possibilidade de construir ativamente conhecimentos, e pela aceitação social e o consequente aumento da auto-estima.


Façamos da interrupção um caminho novo.

Da queda um passo de dança,

do medo uma escada,

do sonho uma ponte, da procura um encontro,
da educação a inclusão...







segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Viagem de Estudo com alunos 2011


     As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de mata atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas. Hoje a região faz fronteira com a Argentina e o Paraguai e é uma das mais visitadas da América do Sul. Cerca de 700 mil pessoas visitam as cataratas,anualmente. A região também é rica em atrações turísticas. Além das cataratas do Iguaçu e dos parques nacionais, pode-se conhecer Itaipu, a maior hidroelétrica do mundo; o Macuco Safári, com trilhas ecológicas e rafting pelo Rio Iguaçu; e o Parque das Aves.
Turma do ceja


Obra maravilhosa....

Colegas....

Dessa vez o Ernani ja tem 15...rsrsrs

Parque das aves...
Era para ele tirar uma foto minha ...srrsrsrsr


Itaipu Binacional



Plataforma Itaipu
 
Hidrelétrica Itaipu

A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Natureza maravilhosa....

O  amor é lindo ....

Aventura boaaaaaaaa....