Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

INCLUSÃO DE LIBRAS NO ENSINO REGULAR

OBJETIVO GERAL:
     Analisar a estrutura da educação de surdos, oferecendo a utilização de LIBRAS, respeitando a relação intercultural e bilíngüe de alunos surdos e ouvintes do ensino regular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
     Verificar através da pesquisa qual a relação existente entre a aprendizagem e as dificuldades de LIBRAS para com os alunos do ensino regular;
Identificar quais são as oportunidades do surdo na sociedade;
Analisar os vínculos estabelecidos entre aluno e escola que venham a contribuir na Língua de Sinais;
Apontar a Língua de Sinais como contribuinte no surgimento das dificuldades dos alunos surdo e ouvinte

ASPECTOS SIGNIFICATIVOS:

Motivação dos alunos em aprender outra língua;
valores atitudes pessoais que se chocam com outra cultura;
o despertar do assunto e a vontade de conhecer a língua brasileira de sinais.



[libras.jpg]

[libras+002.jpg]

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BLOG NA ESCOLA


TEMA: BLOG NA ESCOLA

JUSTIFICATIVA

     Nossa ideia central é fazer com que cada aluno tenha o seu Blog para poder interagir no mundo virtual e real. Virtual entrando em contato com pessoas que navegam constantemente na internet; real para poder divulgar seus trabalhos escolares e interagir com seus professores tornando-se uma atividade divertida e educativa.

OBJETIVO: Criar um blog individual para cada aluno

PÚBLICO ALVO:  Alunos da 3ª série do ensino médio Turma 30

METODOLOGIA:  Os alunos vão usar a sala de informática onde serão orientados para a criação de seu blog individual. Posteriormente a professora de português irá usar os blogs dos alunos para a divulgação de trabalhos escolares.














RESULTADOS DO PROJETO

     Essa atividade aproximou a comunidade escolar, o que é imprescindível para o exercício da socialização do conhecimento, criando um canal de comunicação que possibilitará a participação de todos os educandos da unidade educacional referida e fazendo desta comunicação entre família e escola, uma rotina mais informal e bastante ativa. É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o blogueiro vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão.



































terça-feira, 19 de julho de 2011

FESTA JULINA NA E.E.B PADRE VENDELINO SEIDEL

QUAL A DIFERENÇA DA FESTA JUNINA E DA FESTA JULINA?


     A diferença que existe entre a festa junina e a festa julina é que no nome próprio já diz, junina é realizado em junho e julina em julho, sendo que em julho alguns celebram Dia de São Cristóvão, outros porque não deu tempo de fazer em junho e faz em julho e por ser também um mês que também é frio. Afinal!Uma festa quem não gosta né, ainda mais no frio que esquenta a união entre as pessoas trazendo muita alegria e diversão, todos os anos são realizados várias comemorações e uma delas é a festa junina. Essa festa nada mais nada menos comemora três santos que são o Santo Antônio, São João e São Pedro.

 VEJA COM FOI DIVERTIDA NOSSA FESTA!!


Professoras: Cléria e Marina





Minha amigona Noeli

Colegas de trabalho


quarta-feira, 13 de julho de 2011

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

        PARA ANALISAR E REFLETIR...

          O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


          É jovem, não tem experiência.
          É velho, está superado.
          Não tem automóvel, é um pobre coitado.
          Tem automóvel, chora de “barriga cheia’.
          Fala em voz alta, vive gritando.
          Fala em tom normal, ninguém escuta.
          Não falta ao colégio, é um ‘caxias’.
          Precisa faltar, é um ‘turista’.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mulheres inteligentes fazem a diferença

Numa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle, e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina. Estando sentados à sua mesa no restaurante, o dono pediu aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama, e assim o fez.

Quando o dono do restaurante se afastou, Obama perguntou a Michelle: Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?

Michele respondeu: Acontece, que na minha adolescência, este homem foi muito apaixonado por mim durante muito tempo.

Obama disse então: Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?

Michelle respondeu: Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje ele seria o Presidente dos Estados Unidos.










segunda-feira, 11 de julho de 2011

SALA DO SAEDE PADRE VENDELINO SEIDEL - IPORÃ DO OESTE - SC

    A inclusão é uma consequência de uma visão social, de um modo democrático, respeitando direitos e deveres, a limitação das pessoas não diminui seus direitos, pois são cidadãos e fazem parte da sociedade como qualquer outro. As pessoas com necessidades especiais tem o mesmo direito de acesso à educação, saúde, trabalho, locomoção, transporte, cultura e lazer.


Professora Marina e aluna Adriane

Sala do SAEDE 2011

E.E.B Padre Vendelino Seidel - Iporã do Oeste


 

DIVERSIDADE CULTURAL


ORGULHO DE IRMÃ
Esse texto foi produzido por minha irmã Melisse Polo

DIVERSIDADE CULTURAL
    Conclui-se que a abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de seus educandos, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados, pois todos são da mesma espécie, mas produzem uma diversidade cultural histórica, diferentes arranjos familiares e afetivos são cada vez mais presentes. Situações que, por não sabermos como lidar, acabam causando angústias e incompreensões a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens, ficando dividida a concepções de vida. Por muitas vezes o educador deixa de ouvir e vivenciar a vida do aluno o e acaba perdendo a base do processo. É preciso dispor a ouvir antes de emitir os julgamentos, antes de rotular, classificar e estabelecer o que é certo e errado, baseados no que acreditamos ser o ideal de criança, de jovem e de adulto. Toda igualdade se fundamenta no direito de ser diferente pautado pela tolerância e pelo respeito de ser cidadão.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO/ALMA

      Um dos mais belos trajes da alma é a educação; sabemos que a roupa faz a diferença, mas o que não podemos negar é que: falta de educação, arrogância, falta de humildade, pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta. Basta às vezes, apenas 5 minutos de conversa para que o ouro da vestimenta se transforme em barro. Educação é tudo! Sorria Sempre... A vida é feita de: agir, reagir, corrigir...



quarta-feira, 6 de julho de 2011

EM NOSSAS ESCOLAS ACONTEÇE REALMENTE INCLUSÃO?

     Quando pensamos em INCLUSÃO, na qual se respeite a diversidade da raça humana, atendendo às necessidades de todos é concretizar a realização da sociedade inclusiva, na qual cabe à educação a mediação deste processo. Para termos um progresso é preciso a verdadeira efetivação da inclusão em nossas escolas é nosso dever como educadores incentivar à autonomia, cooperação, espírito crítico e criatividade do cidadão preparando-o para participar ativamente no mundo social, cultural, das artes e do trabalho.



Mas será que na prática isso aconteçe!



cabe a cada um de nós refletir...


terça-feira, 5 de julho de 2011

CARTA DO ALUNO GUILHERME PARA O JORNAL


PARA REFLETIR...



26 de junho de 2011

“Olá Nobre Jornalista.

Bom, tenho 17 anos estou me formando esse ano no Ensino Médio, assim como qualquer jovem tenho sonhos e acredito em ações e atitudes das pessoas. Sim, ainda acredito. Sabe amigo, você passa 13 anos na escola, você cria amigos, é verdade que você terá muitas discussões com professores, direção, pais e colegas. Mas sabe o melhor disso tudo, Somos uma Família. E como família, nossas desavenças geram
união, existem excessões, mas formaturas são emocionantes muito mais pelos laços que se quebrarão entre alunos e alunos, e alunos e professores. Sabe, hoje agradeço muito por ter tido no Ensino Médio professores que me fizeram pensar, vejo a cada a podridão desse sistema. Vejo bombeiro sendo presos por salvarem vidas, vejo professores esnobados por formarem vidas, e vejo deputados ganhando muito por destruirem vidas.

CARTA DE UM ALUNO A UM PROFESSOR...

Encontrei na revista da SPN , uma carta de uma aluna a um professor, que passo a transcrever, tal como vem publicada:

Tu que falas a língua das estrelas, das árvores e do mar,desconheces o privilégio que é ouvir-te falar. tu que dominas a ciência, a religião, a arte e a história, não vês o futuro que alimentas na tua memória. tu que existes fora do tempo e do espaço, não te encontras no papel em que escrevo, na tinta e no traço. tu que és humano, mas ao mesmo tempo não, ignoras que és um ideal de mente, de alma e de coração. tu que todo te dás em farrapos de giz, esqueces que és um herói e um gigante para um aprendiz. tu que plantas a dúvida, o método e a descoberta, não sabes o valor que tem essa oferta. tu que mereces ser rico e feliz, um rei, és o homem mais humilde que já encontrei. tu que moras nos livros que lês e partilhas, não vês que o que dás são para nós maravilhas. tu que ofereces ajuda em troca de chocolate, esqueces o aliado que és em qualquer combate. tu que libertas o saber que a vida esconde em si, concede mais este desejo
e, por favor, sorri.
Raquel Patriarca

INCLUSÃO ISSO ACONTEÇE?

A educação inclusiva abre os horizontes das políticas educacionais e traz para à escola a tarefa de romper com paradigmas tradicionais e propor ações mais amplas que estejam de acordo com as necessidades histórico-culturais da comunidade que a cerca. Espero que aconteça isso realmente nas escolas e que não fique so no papel.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

E.E.B MADRE BENVENUTA - SALA SAEDE 2011

CONQUISTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 2011

Toda sala de aula é única, reflete um modelo ou uma prática que funcione não necessariamente servirá para uma outra. Similarmente, os variados componentes que operam dentro de uma sala de aula podem ter um impacto significativo nos resultados educacionais obtidos.

E aqui está uma conquista da Educação Especial - Sala do SAEDE situada na E.E.B MADRE BENVENUTA - São João do Oeste. Que atualmente trabalho









ACREDITE:TEU TRABALHO PODE MUDAR O MUNDO. PAULO FREIRE



















SE ACREDITARMOS EM NOSSO TRABALHO TEREMOS UMA VERDADEIRA EDUCAÇÃO.....




EU ACREDITO.




E VOCÊ?